quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Lei dos Nove Anos


Fiquei um tempão sem escrever no blog... que vergonha!!!
Mas agora tô de volta para escrever sobre o Curso do Salto para o Futuro do qual estou participando essa semana, que tem como tema os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Nesse curso os debates são basicamente sobre a Lei dos Nove Anos. Essa lei trata da inclusão de alunos no Ensino Fundamental a partir dos seis anos e aumenta para nove o tempo de permanência da criança na escola. A maioria das escolas já está se adaptando a essa novidade, mas em 2010 é definitivo, todas as redes de ensino devem estar dentro da lei.

As crianças brasileiras só tem a ganhar com essa lei, terão acesso a educação obrigatória aos seis anos. Mas por traz de todos os benefícios que essa lei traz para as crianças existe um grande desafio para as escolas e professores... Como receber esses alunos com pouca idade? A intenção do MEC não é só aumentar o número de séries no currículo escolar, mas sim dar a eles uma base para que eles possam começar o segundo ano com noções de leitura e escrita. Lembrando que a intenção não é alfabetizar a criança por completo, ela não terá que saber a ler e escrever ao final do primeiro ano.

O lúdico é a palavra de ordem para os professores que irão receber essas crianças, é através de brincadeiras, jogos, contação de histórias, cantigas e muitos outros recursos, que o professor deve acolher esses alunos. Eles estarão construindo seu conhecimento brincando, tornando a assimilação de conteúdos mais simples.

4 comentários:

  1. ola muito bem gostei do seu texto, é por aí que devemos seguir em frente parabéns continue assim, abraços.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o seu texto é isso ai professora.....é muito você estar por dentro destes assuntos durante o seu início de graduação, eu não tive esta oportunidade, se você continuar o curso, creio que terá todos os atributos para se tornar uma excelente profissional.

    seja bem vinda ao mundo Educacional...

    você é realmente muito criativa..até parece q faz teatro..kkkkkkkkkkkkkkkkkkk


    grande abraço... mucho gusto en conoce-la..

    ResponderExcluir
  3. olá e aí estais gostando do curso bom né ate a noite

    ResponderExcluir
  4. Olá Fernanda,

    Realmente senti sua falta nesse espaço virtual. Mas não fique envergonhada não, isso acontece nas melhores famílias rsrsrsrs....
    Vc destaca no seu texto a questão do lúdico como palavra de ordem para os professores estarem acolhendo seus alunos nos anos iniciais...Concordo com vc. Realmente é através das brincadeiras, jogos, contação de histórias, cantigas e muitos outros recursos, que o professor estará fazendo o seu trabalho de modo prazeroso e incentivando a construção do conhecimento. Vejo que nisso vc não terá dificuldade nenhuma já que atua com teatro e a representação tem tudo de bom na motivação não só de alunos como qualquer pessoa que se diverte com o lúdico. Parabéns!!!
    Professora Juraci

    ResponderExcluir