terça-feira, 27 de outubro de 2009

Educação de Crianças de 0 a 3 anos











Essa semana estou participando de um novo curso do Salto para o Futuro e o tema é "Educação de Crianças de 0 a 3 anos".

"Brincar também deve ser uma atividade do professor"

Essa foi a frase que marcou pra mim hoje. A interação entre professor e aluno além de ser importante e divertido para o aluno, também é um momento em que o professor volta a ser criança. Brincar é uma forma de estimular, conversar com eles enquanto são alimentados, cantar enquanto fazemos a troca de fralda são formas de tornar esses momentos divertidos, mesmo para aqueles que ainda não falam.

De maneira geral, não adianta o professor ter um leque de opções de atividades para fazer se ele não se permite fazer parte desse momento tão agradável e de aprendizam para o aluno.

8 comentários:

  1. Concordo inteiramente com você, a educação infantil já mudou e tem muito que mudar ainda, deixar de ser vista como depósito de crianças e passar a ser vista com olhos diferenciados.
    A educação infantil é a base da criança, se ela não tem oportunidade de ter em casa com os pais com certeza nos centros ele irá encontrar. Por isso, mais uma vez teclo nesta questão, esse educador tem que gostar e fazer ela se sentir amada, querida e importante. Abraços, Áurea.

    ResponderExcluir
  2. Olá Fernanda...
    Gostei do seu retorno ao SALTO PARA O FUTURO...
    "Brincar também deve ser uma atividade do professor" ou “o professor como ser brincante” vem a reforçar que no currículo, tanto da educação infantil ou do ensino fundamental, a opção pela brincadeira como atividade contribui muito com o aprendizado do aluno. Não devemos abrir mão desse trunfo. E vejo que vc pelas suas falas está sempre cutucando a criança que há no seu íntimo para fazer bem o seu trabalho pedagógico. Que bom! Continue assim...
    Um abraço...
    Professora Juraci

    ResponderExcluir
  3. Olá Fê....

    Gostei muito do seu posicionamento sobre o professor atuante... que conversa enquanto alimenta, nas trocas, nas brincadeiras e que canta e dança com as crianças.....
    Não podemos esquecer que o Futuro depende das crianças que estamos formando como base na educação infantil.....

    Um abraço

    Dani

    ResponderExcluir
  4. olá é muito bom termos um professor sendo um ser brincante, mas precisamos de politicos honestos e pessoas competentes nas secretaria de educação, as vezes as coisas fogem do nosso controle,e tem muita gente que não gosta de trabahar e que não leva a Educação Publica a sério....


    bjoss até o proximo curso se vc fizer...

    ResponderExcluir
  5. Oi Fernanda, também acredito que é através do entrar no mundo da criança que os professores conseguirão atingir seus objetivos de forma prazerosa tanto para os alunos quanto para os educadores pois todo adulto tem uma criança a ser desvendada.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Oi... Fernanda, também acredito que o brincar é fundamental para o aprendizado das crianças e que o professor deve ser o mediador desse aprendizado.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Acredito que estamos no caminho certo...
    " O brincar é o medidor para o crescimento e aprendizado da criança."
    Abraços
    ProfªLuzia

    ResponderExcluir
  8. Concordo plenamente com você Fernanda e vejo através de seus relatos que você é assim também “criança” quando brinca com criança e isso é maravilhoso, traz resultados surpreendentes e gratificantes tanto para nós educadores como para as crianças. Este é um profissional comprometido com sua formação. As crianças amam quando deixamos de ser professor e somos seus “coleguinhas”, ficam boquiabertos e encantados o tempo todo na brincadeira. |Brincando com as crianças aprendemos muitas coisas que não sabemos ainda, são crianças mas sempre ensinam algo para “quem quer aprender”.
    Um abraço!

    ResponderExcluir